Araraquara declara a Música e os eventos Gospel como manifestação cultural


"A música Gospel é um gênero musical de origem afro-americana, nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos. Em sua forma original era geralmente interpretada por um solista, acompanhada de um coro e um pequeno conjunto instrumental. Atualmente nos Estados Unidos e em outros países, o Gospel está incluído como uma categoria tradicional de música cristã.

A música cristã no Brasil se chama gospel. E originou um novo tipo de festa chamada balada gospel, onde são proibidas as bebidas alcoólicas, drogas e até mesmo cigarros. O objetivo principal é a evangelização, ou seja, que as pessoas confraternizem e conheçam a palavra de Deus. Os eventos se espalham pelo País, com um número cada vez maior de adeptos que reúnem o prazer de uma bela música, com as informações e conhecimentos religiosos. O cenário gospel está diversificado com a formação das bandas de evangelismo a bandas de louvor e adoração, com os mais variados ritmos desde rock até baião.

Destacamos alguns eventos de música gospel já realizados como o SOS Vida, Canta Rio e gospel Nigth. Todos em território nacional, com a vibração e a participação de milhares de jovens que buscam a alegria de viver com segurança, a diversão sem apelação e a religiosidade integrada ao cotidiano.

Com o crescimento da música gospel no Brasil, em 2004 foi criada a categoria de Melhor Álbum Cristão em Música Portuguesa, no concurso Grammy Latino 2007. Concorrem vários grupos musicais e duas gravadoras evangélicas, ambas do Rio de Janeiro. Intensificam-se, pois os trabalhos musicais deste gênero.

Esperamos contar com o apoio dos nobres Pares para esta iniciativa que valoriza a cultura gospel e a eleva ao nível das demais manifestações culturais para efeito de benefícios junto aos órgãos municipais."

Esta foi a justificativa apresentada pelo Vereador Raimundo Martins Bezerra de Araraquara para o projeto de lei que declara a Música e os eventos Gospel como manifestação cultural e que hoje corresponde a lei n° 6.804 de 9 de junho de 2008.

fontes: http://araraquara.sp.gov.br/pagina_indice.asp?iditem=13007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário...